terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sistema Beribazu de Graduações – Fundamentação


O Sistema Beribazu de Graduações segue a fundamentação elaborado por Mestre Zulu, a partir a partir da relação de fases sociais que marcaram a vida do negro no Brasil com os domínios de irradiação dos Orixás do Camdonblé e da Umbanda. A relação e de conotação meramente filosófica, portanto, desvinculada de qualquer indução ou orientação para alguma prática religiosa. As cores fundamentais das cordas do Sistema de Graduação do Grupo de Capoeira Beribazu são: Azul, Marrom, Verde, Amarela, Roxa, Vermelha e Branca. As graduações de duas cores representam uma fase de transição e preparação para a fase seguinte de cor pura. ma de Graduação Beribazu. Conforme abaixo.


Fundamentação de acordo com as fases sociais vividas pelo negro e as linhas de Orixás

Cor da Corda: Azul e Azul-Marrom
Categoria: Aluno
Fase Social do Negro: Fase do Negro Cativo. Representa o período compreendido entre o aprisionamento do negro na África, o seu transporte pelo mar e sua venda em terras brasileiras.Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre o mar e suas areias é Iemanjá.Relação Metafísica: As viagens dos negros eram verdadeiros martírios em alto-mar, lemanjá tem domínio de irradiação sobre o mar. Assim, os negros cativos estavam sob a proteção da rainha do mar.Cor representativa de lemanjá: AZUL.

Cor da Corda: Marrom e Marrom-Verde
Categoria: Aluno
Fase Social do Negro: Fase do Negro Escravo. Representa a fase em que o negro começa a prestar trabalho escravo nas lavouras, perdendo assim a sua liberdade pela exploração de sua força de trabalho por um "senhor" - seu dono absoluto que aniquilava todas as suas esperanças de liberdade para o corpo e para a alma.Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá Xangô representa o grande guardião do céu e da terra e seu domínio de irradiação está nos raios, no trovão e no fogo.Relação Metafísica: Desterrar o negro de seu torrão natal significou a perda total da liberdade. Estando o negro fora do âmbito da terra e do céu da África, Xangô não o acolheria.Cor representativa de Xangô: MARROM.


Cor da Corda:Verde e Verde-Amarela
Categoria: Aluno e Estagiário
Fase Social do Negro: Fase do Negro Quilombola. Representa a alternativa de rebeldia preferida pelos escravos para conquistarem a liberdade. Os quilombos eram comunidades independentes, cada qual com sua importância e com as suas peculiaridades.Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que te irradiação sobre as matas, onde ficavam os quilombos é Oxossi.Relação Metafísica: Os quilombos eram comunidades muito dinâmicas, de grande riqueza sócio-cultural. O quilombola tinha nas matas o seu ambiente, a sua moradia. O Orixá Oxossi tem relação direta com as matas.Cor representativa de Oxossi: VERDE


Cor da Corda: Amarela e Amarelo-Roxa
Categoria: Monitor e Instrutor
Fase Social do Negro: Fase do Negro Capitão de Areia. Representa a fase decorrente da promulgação da Lei do Ventre Livre em 1871, em que as crianças nasciam livres como as águas doces, mas caiam na delinqüência como as águas de cachoeira, por não terem condições de se manterem plenamente livres.Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre os rios e cachoeiras é Oxum, detentora de grande beleza e filha mimada de Oxalá.Relação Metafísica: A Lei do Ventre Livre representa um aspecto dúbio,, em que a criança nascia livre como as águas doces nas nascentes e caia na delinqüência e na marginalidade como as águas em queda numa cachoeira. Oxum tem domínio de irradiação sobre os rios e cachoeiras.Cor representativa de Oxum: AMARELA


Cor da Corda: Roxa
Categoria: Contramestre
Fase Social do Negro: Fase do Negro Sexagenário. Representa a fase advinda com a vigência da Lei dos Sexagenários que, a primeira vista, apresentava-se como uma generosa concessão. No entanto, faltava ao escravo sexagenário, condições de vida para exercer uma atividade lucrativa capaz de promover a sua manutenção. Assim. Conheceu a liberdade como a dos ventos e também o desafio da sobrevivência como que uma tempestade.Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre os ventos e tempestades é Iansã, uma altiva guerreira que enfrenta destemidamente o perigo.Relação Metafísica: A Lei dos Sexagenários promoveu uma dualidade na vida do negro: a liberdade tão almejada e o desafio da sobrevivência na velhice. A liberdade sem berço é representada pelos ventos de origem incerta; o desafio da sobrevivência é representado pelas tempestades.Cor representativa de Iansã: ROXA

Cor da Corda: Vermelha
Categoria: Mestre
Fase Social do Negro: Fase do Negro Liberto. Representa a fase advinda com a vigência da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. A sociedade da época via o negro liberto como ignorante, preguiçoso e desordeiro e o marginalizava. Este, por sua vez, na busca pela sobrevivência, notabilizou-se como guerreiro, participando de maltas e empreitadas como capanga.Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre as guerras, os desastres e os conflitos em geral é Ogum.Relação Metafísica: As rivalidades entre as maltas de capoeira eram seriíssimas e os confrontos eram sempre sangrentos. A polícia era o terror dos escravos libertos. A atitude guerreira do negro libertado se ajusta no domínio de irradiação de Ogum.Cor representativa de Ogum: VERMELHA

Cor da Corda: Branca
Categoria: Mestre
Fase Social do Negro: Fase do Negro Cidadão. Representa a fase em que o negro consegue reconhecer-se criticamente a partir de sua inserção na sociedade e toma-se consciente de seus direitos universais de cidadania. A partir daí aprende a ser universal.Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio sobre todo o universo é Oxalá. É a divindade da criação, da pureza e da paz. É o chefe supremo e pai de quase todas as divindades.Relação Metafísica: Com a veiculação secular de imagens estereotipadas do negro, formou-se um racismo dissimulado. O seu combate exige o envolvimento consciente de todos os segmentos sociais na busca de urna cidadania plena para todos. O exercício da cidadania plena esta associada à universalidade de irradiações de Oxalá.Cor representativa de Oxalá: BRANCA
Escrito por Fábio (Mestre Onça-Beribazu) às 11h13[(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem] []
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Continuação do Sistema de Beribazu de Graduações(...)
Sistema Beribazu de Graduações – Adulto


.Corda Azul -Aluno
. Corda Azul-Marron - Aluno
. Corda Marron - Aluno
. Corda Marrom-Verde Aluno
. Corda Verde - Aluno
. Corda Verde-Amarela - Aluno Estagiário
. Corda Amarela - Monitor
. Corda Amarela-Roxa - Instrutor
. Corda Roxa - Contramestre
. Corda Vermelha – Mestre Edificador
. Corda Branca – Mestre Dignificador

Nota
A partir das Graduações de Corda Roxa (Contramestre), Corda Vermelha (Mestre Edificador) e Corda Branca (Mestre Dignificador), não usamos a corda de transição e adotamos a formatura.
. Mestre Edificador: Corda Vermelha (aquele que edifica, que constrói)
. Mestre Dignificador – Corda Branca ( aquele que dignifica o seu grupo)
Sistema Beribazu de Graduações – Infantil


Os discípulos em qualquer idade começariam com a Corda Azul e passariam as graduações de adultos a partir dos 12 anos conforme o estabelecido pelo Grupo anos atrás. Sugestão para as crianças de três até cinco anos: uma festa especial, separada, um momento só para elas e os pais, com uma apresentação ou uma atividade que as façam se sentirem especiais, reconhecidas e valorizadas dentro do grupo. Sugere-se também a entrega de uma lembrança do evento, como um certificado, um cartão, um adereço etc.

Graduação partir dos 5 anos:

5 Anos ................azul.
6 anos............... azul com uma ponteira marrom.
7 anos................ azul com duas ponteiras marrom.
8 anos.................azul com uma ponteira verde
9 anos.................azul com duas ponteiras verde
10 anos.................azul com uma ponteira amarela
11 anos................azul com duas ponteiras amarelas.
12 anos................azul – marrom
13 anos................ marrom. E aí segue com a graduação adulta.

Obs. Em nenhum caso o discípulo deve “pular” corda, mesmo que uns se destaquem mais que outros na mesma graduação.
Isso causa muitos problemas (inveja, competição, arrogância etc) que comprometem sua formação no mundo da capoeira.
Texto extraido do Livro – História e Fundamentos Técnicos do Grupo Beribazu.
Contatos:
Mestre Onça
Grupo Beribazu-DF

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