segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CAPOEIRA: Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

Veja os Vídeos: No dia em que a capoeira tornou-se Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira- Salvador/BA (Julho de 2008).

http://www.youtube.com/watch?v=kmByxjDms1w (PARTE I)



http://www.youtube.com/watch?v=G0tBWva4lHk ( PARTE II)

A Capoeira foi tombada como Patrimônio Imaterial do povo brasileiro. O registro foi votado e aprovado no dia 15 de julho de 2008, em Salvador/BA, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Estiveram presentes ao evento o Ministro Interino da Cultura (Juca Ferreira), o Governador da Bahia (Jacques Wagner), o presidente do Iphan (Luiz Fernando de Almeida), o presidente da Fundação Palmares (Zulu Araújo). Os Embaixadores da Nigéria e do Senegal, além de várias outras autoridades do país.

O presidente do Iphan anunciou a inclusão do ofício dos Mestres da capoeira no Livro dos Saberes, e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão. A divulgação e implementação dessa atividade em mais de 180 países se deve aos Mestres, que tiveram sua habilidade de ensino reconhecida. Diversos Grupos de capoeiristas e Mestres de várias gerações e regiões do Brasil acompanharam a votação. Realizamos ali, em frente ao Palácio Rio Branco, VÁRIAS GRANDES RODAS DE CAPOEIRA, simbolizando assim, o triunfo da manifestação (arte-luta capoeira), que já foi proibida pelo CÓDIGO PENAL à PATRIMÕNIO IMATERIAL.
Um grande evento em homenagem à capoeira foi realizado no Teatro Castro Alves, onde artistas como Naná Vasconcelos - percussionista que ampliou as possibilidades sonoras do berimbau-, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Wilson Café e Ramiro Mussoto exaltaram a importância da manifestação.
O pedido de registro da capoeira foi uma iniciativa do Iphan e do Ministério da Cultura, e é o resultado de uma ampla pesquisa realizada entre 2006 e 2007 para a produção de conhecimento e documentação sobre esse bem imaterial. Todo o levantamento foi sintetizado num dossiê final que compõe o processo de registro.
O inventário da capoeira foi produzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais, em parceria com as Universidades Federais do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e a Federal Fluminense, sob a supervisão do Iphan. As pesquisas foram realizadas no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, principais cidades portuárias apontadas como prováveis origens desta manifestação, e locais onde havia documentação a respeito.
Preservação do patrimônio:
O plano de preservação, conseqüente do registro, prevê as seguintes medidas de suporte à comunidade capoeristica:
1. Um plano de Previdência Especial para os velhos mestres; 2) O estabelecimento de um Programa de Incentivo desta Manifestação no mundo; 3) a Criação de um Centro Nacional de Referência da Capoeira; 4) Plano de Manejo da Biriba (madeira utilizada na fabricação do berimbau) e outros recursos naturais, dentre outras.
Entende-se por patrimônio cultural imaterial representações da cultura brasileira como:
As práticas as forma de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.), junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes são associados - cuja tradição é transmitida de geração em geração pelas comunidades brasileiras. Com a inclusão da capoeira, já existem 14 bens culturais registrados no Brasil.
Ao oficializar a inscrição do ofício de mestre de capoeira e da roda de capoeira como bens culturais de natureza imaterial, o Estado brasileiro inaugurou um novo paradigma para a capoeira. A Vitória maior é DEDICADA a Você Mestre de capoeira que apesar dos percalços e percursos que a vida nos impõe. SEMPRE FOI UM BRAVO E VALENTE GUERREIRO! .



Fábio Moreira (Mestre Onça)
Grupo de Capoeira Beribazu - DF
Membro do Conselho de Mestre do grupo Beribazu



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

BESOURO O FILME- TRAILER

http://www.youtube.com/watch?v=FXiob6SamEE




O filme, que conta a história do lendário capoeirista Besouro Mangangá, trouxe da China o coreógrafo de ação Hiuen Chiu Ku, responsável pelos efeitos especiais e lutas de "Matrix, O tigre e o dragão e Kill Bill. Diante das câmeras, Hiuen Chiu fez capoeiristas voarem e subirem paredes enquanto lutam, bem ao estilo desses três sucessos de Hollywood.Superprodução nacional do diretor João Daniel Tikhomiroff sobre Besouro, o lendário herói da capoeira.esse filme é promessa de bilheteria, tem estreia nos cinemas prevista para dia 30 de outubro.
Categoria: Filmes e desenhos
Palavras-chave:
besouro capoeira brasil João Daniel Tikhomiroff Recôncavo Baiano escravidão





Nota: Para outros significados de Besouro, ver Besouro (desambiguação).
Manuel Henrique Pereira (18951924), Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro foi um lendário capoeirista da região de Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Muitos e grandiosos feitos lhe são atribuídos. Diziam que não gostava da polícia (que diversas vezes frustou-se ao tentar prendê-lo), que tinha o "corpo fechado" e que balas e punhais não podiam feri-lo. Certa feita, quando Besouro trabalhou numa usina, por não receber o ordenado, segurou o patrão pelo cavanhaque e o obrigou a pagar o que lhe devia.
As circunstâncias de sua morte são contraditórias. Há versões que afirmam que Besouro morreu em um confronto com a polícia; outras, que foi traído, com um ataque de faca pelas costas. Esta última é muito cantada e transmitida oralmente na capoeira. Um fazendeiro, conhecido por Dr. Zeca, após seu filho Memeu apanhar de Besouro, armou uma cilada, mandando-o entregar um bilhete a um amigo que administrava a fazenda Maracangalha. Tal bilhete pedia para que seu portador fosse morto. Besouro, analfabeto, não pôde ler que aquele bilhete era endereçado ao seu assassino e que esclarecia que o portador era a vítima, ou seja, ele próprio. Assim, no dia seguinte, ao voltar para saber a resposta, 40 soldados o estavam esperando. Um homem conhecido por Eusébio de Quibaca acertou-lhe nas costa uma faca de tucum (ou ticum), um tipo de madeira, tida como a única arma capaz de matar um homem de Corpo Fechado.
[editar] Lenda
Várias canções de capoeira falam sobre Besouro. Como por exemplo a de Amâncio (Espírito Santo), Faca de Tucum:
Faca de Tucum
matou Besouro Mangangá Coro
--
Diz a história que mataram seu Besouro
foi lá na Bahia, Santo Amaro, em Salvador
morreu deitado dentro de rede de corda
de nada valeu mandinga
da tradição não se salvou
...
Ou ainda a seguinte:
"- Seu Chefe de polícia
O barulho está formado
Tem um cara lá na praça
Batendo no seus soldados.
Capitão saiu correndo,
Tenente está desmaiado!"
"- Seu cabra, conte direito
Não me faça confusão!
Como pode um só homem
Batendo num batalhão?"
"- Mas esse cara é diferente,
Não se pode confiar.
Dizem até que não é gente
E vem lá de Magangá."
"- Pois então chame reforço
Chame uma guarda inteira!
Ele é filho do Demônio,
É Besouro Capoeira!"
Zum zum zum, Besouro Magangá
Bateu foi na polícia
De soldado à general!
...
Cadê o Besouro
Besouro Mangangá era homem de corpo fechado
Bala não matava e navalha não lhe feria
Sentado ao pé da cruz enquanto a polícia o seguia
Desapareceu enquanto o tenente dizia
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Besouro era um homem que admirava a valentia
Não aceitava a covardia Maldade não admitia
Com a traição quebrou-se a feitiçaria
Mas a reza forte só Besouro quem sabia
Cadê o Besouro Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Atrás de Besouro, o tenente mandou a cavalaria
No estado da Bahia
E Besouro não sabia
Já de corpo aberto,
Fez sua feitiçaria
Cada golpe de Besouro Era um homem que caia
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Chamado Cordão de Ouro