quinta-feira, 29 de março de 2018

Formatura Mestre Dignificador - Mestre onça Beribazu Brasília

Ola amigos da capoeiragem,

 O Grupo de Capoeira Beribazu - através do seu referencial centro arte luta, tem a honra de convidá-lo para participar da nossa grand...e festa de formatura de mestre dignificador corda branca do grupo de capoeira Beribazu que se realizara no dia 16 de Novembro de 2018. Não se encerra aqui a minha caminhada na capoeira, apenas um novo ciclo que se inicia. Agradeço a todos que fizeram parte da minha vida e da minha caminha que me trouxeram muita luz e conhecimento. Venha para nossa festa,

será uma honra em recebe-lo!

www.capoeiraberibazu.com
www.facebook.com/BeribazuCentroArteLuta
www.facebook.com/groups/beribazumestreonça



Axé meus camaradas!!!!!


Um pouco de nossa história... (grupo beribazu)



GRUPO DE CAPOEIRA BERIBAZU

 

 

Fundado pelo Mestre Zulu em 1972, o Grupo de Capoeira Beribazu teve sua primeira sede Colégio Agrícola de Brasília, localizado na cidade de Planaltina (DF). Conforme seu fundador, o Grupo Beribazu fundamenta sua filosofia e suas ações no binômio “arte-luta”, congregando as características da capoeira como folguedo de origem popular, expressão artística e modalidade de luta.

Em 1994, após o afastamento do Mestre Zulu, o Grupo de Capoeira Beribazu passou a ser conduzido por um coletivo de Mestres e Contramestres, denominado Conselho de Mestres.

Engajados nesse contexto, mestres, contramestres e demais docentes da entidade buscam sempre ampliar seus conhecimentos e suaqualificação profissional. Alguns optaram por realizar sua formação acadêmica em áreas ligadas à educação, dirigindo estudos e pesquisas para os temas relacionados à capoeira. Por essa razão, Beribazu é um Grupo internacionalmente reconhecido por seu pioneirismo nas pesquisas sobre a capoeira, sua história, seus fundamentos pedagógicos e suas tradições. O Grupo atua, também, na educação informal e em muitos outros espaços institucionais como academias, clubes, condomínios, associações comunitárias e projetos sociais.

O Grupo Beribazu considera a capoeira um patrimônio sociocultural universal, relacionando sua prática pedagógica com temas ligados à vida cotidiana, e incentiva seus componentes à reflexão e à crítica, na busca da construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

Contando com o reconhecimento da sociedade pelo trabalho que vem desenvolvendo em seus quarenta e cinco anos de atuação, o Grupo Beribazu é regido juridicamente por um Estatuto que define seus objetivos e orienta suas ações.

Atualmente, o Conselho de Mestres do Grupo é coordenado por uma dupla de seus membros, mestres ou contramestres, com alternância a cada quatro meses.

Com base na última edição do Cadastro de Estagiários e Docentes (dez. 2017), o Grupo Beribazu conta atualmente com 215 docentes, sendo 19 Mestres (3 Mestres Dignificadores e 16 Mestres Edificadores), 15 Contramestres, 2 Mestrandos, 34 Instrutores, 50 Monitores e 95 Estagiários.

Além do Distrito Federal, onde se desenvolveu inicialmente, o Grupo Beribazu pode também ser encontrado nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará e Piauí. A partir do início dos anos 1990, as atividades foram expandidas para diversos países. Além do Brasil, atualmente, o grupo desenvolve trabalhos de capoeira na Argentina, Austrália, Itália e Polônia. O Grupo já possuiu, também, núcleos de ensino regular na França, Estados Unidos, Suíça, Portugal e Reino Unido.

 












 

Fábio Moreira de Araújo, conhecido como Mestre Onça, é natural de Formosa-GO, nascido no ano de 1962. Geógrafo com especialização em Ecologia e Impacto Ambiental ensinou geografia e capoeira em várias academias e escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Na capoeira, iniciou sua trajetória em 1976, em formosa/GO (Figura 1.A). No ano de 1980 mudou-se para Brasília, onde iniciou sua caminhada junto ao grupo Beribazu, no CAB - Colégio Agrícola de Brasília- Planaltina-DF, (Figura 1.B) e seus estudos em geografia, em 1984, quando ingressou na faculdade CEUB como bolsista, em função de seu trabalho voluntário com aulas de capoeira para alunos da faculdade e do entorno. Desde sempre, Mestre Onça agrega em seu ensino, uma abordagem multidisciplinar, mostrando ao aluno que, tanto as disciplinas do currículo básico (como a geografia) quanto às do ensino de extensão (como a capoeira) podem e devem ser consorciadas. Ainda sobre sua trajetória em Brasília, através da orientação do Mestre Zulu, Mestre Onça participou de diversas rodas, apresentações culturais e torneios de capoeira, obtendo destaque e sucesso em muitos dos torneios dos quais participou. Finalmente, também vale destacar sua contribuição para a musicalidade na capoeira, em especial, com suas cantigas e corridos enaltecendo as belezas naturais de Brasília e o entorno, além do contexto histórico da capoeira com foco na escravidão. Ao longo de seus 30 anos de mestria, Mestre Onça formou inúmeros professores, contramestres e mestre e que hoje multiplicam seus ensinamentos através do Centro Arte e Luta do grupo Beribazu no Brasil e no exterior. Atualmente ensina capoeira na Escola Classe 405 norte. O referido projeto, faz parte  do Projeto Político Pedagógico da  Secretária de Educação do Distrito Federal-SEDF.  O projeto conta hoje com mais de 100 alunos de de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.  Ofertamos também a capoeira pra toda comunidade da nossa região como, arte, educação, lazer e cultura brasileira.


 
 
Um pouco de nossa história (Mestre Onça)
 
 
 
Mídias Sociais
 
www.facebook.com/BeribazuCentroArteLuta

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário